SOBRE O CAMALEÃO
Camaleão é um artista autodidata que desde cedo se embrenhou pelas artes, pelos desenhos, pelas histórias.
Nascido Emerson em Volta Redonda-RJ, ao se mudar para Minas aos 18 anos, encanta-se pelos ares carregados de arte e cultura impregnados em Mariana e Ouro Preto e assim nasce o artista Camaleão.
Encantado com a paisagem de Ouro Preto e seus casarios, fez da pintura sua jornada. Começou pelo impressionismo clássico do barroco, porém, não satisfeito com as paisagens sempre inertes, insere elementos em suas obras para despertar o olhar do espectador e dar movimento às artes.
Acreditando que a vida deve ser vivida com leveza e alegria, o bom humor é característica forte em minha personalidade e isso é perceptível nas artes que faço.
Conhecido por seus retratos que arrancam risos do espectador, Camaleão foi premiado em vários salões de humor no cenário nacional e internacional. Ele não se prende tão somente à representação e distorção dos traços físicos, ele vai além, colocando partes da essência dos retratados e registrando suas histórias de vida em suas telas repletas de detalhes, pois enaltecer a vida é de imensa importância para ele e os detalhes são necessários para se contar uma boa história.
Ilustrador de capas das revistas Mundo Estranho (Editora Abril), MAD (versão brasileira - Editora Panini), Nova Escola, Recreio, bem como de capas de diversos livros, capas de CD, DVD, entre eles o CD/DVD "Os Três Primeiros" da banda Skank, ilustrações para livros didáticos, videoclipes, animações e criação de storyboard, ele se diverte enquanto trabalha.
Um de seus projetos que ele tem um carinho muito especial, é a coleção Mariana em Quadrões, uma série de 30 telas que contam parte da história de Minas Gerais e da cidade de Mariana de maneira lúdica e bem-humorada.
Em 2019, ele prepara a exposição FRAGMENTOS DE UM GAÚCHO que foi exibida no Salão Nobre do Maracanã e no Museu Brasileiro do Futebol, no Mineirão, composta de 20 telas que contam um pouco da história e habilidade do jogador Ronaldinho Gaúcho.
Arte e história caminham juntas a muito tempo. A arte conta a história, e há a arte de contar histórias, e há o Camaleão que conta histórias com arte.